segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ranking da melhores cidades para se viver no Canadá 2013!


A prestigiada MoneySense acaba de publicar o seu Ranking: As melhores cidades para se viver no Canadá de 2013. 
Tivemos muitas mudanças do ranking do ano passado para o ranking desse ano. Isso se dá também pelo fato deles terem mudado a metodologia. E veremos agora um resumo das mudanças na metodologia aplicada. Para entender toda a metodologia recomendo ler o artigo de 2012. Vamos lá:
Metodologia
Este ano eles aumentaram de 190 cidades para 200 cidades. Esta foi a primeira grande mudança. E a segunda grande mudança foi que eles adicionaram 11 novas categorias. Dessa forma eles prometem ter feito o melhor e mais realista ranking de todos os tempos (well, eles falam isso todo ano, rs).
As novas categorias adicionadas foram:
renda por família, número de dias com chuva, número de dias com temperaturas abaixo de 20º celcius, índice criminal nos últimos 5 anos, taxa por propriedade (tipo: valor do IPTU), cinemas e se a cidade está próxima de um aeroporto.
As do ano passado continuam. Mas a pontuação mudou e irei atualizar. Um total de 103 pontos foram distribuídos. Estes estão divididos assim:
Andar/Pedalar para o Trabalho: 6 pontos – Representa a porcentagem de pessoas que vão ao trabalho pedalando ou andando. Melhora o trânsito, a saúde da população, o meio-ambiente, etc.
Temperatura: 10 pontos –  2 pontos para a taxa ideal de precipitação da chuva, 3 pontos pontos para número de dias com chuva, 1 ponto para dias com qualquer tipo de precipitação, 3 pontos para dias abaixo de 0º grau ,  e 1 ponto para dias abaixo de 20º C;
Crescimento da População: 8 pontos – O crescimento não pode ser muito baixo pois isso significa menos oportunidades de emprego, comércio, etc. E também não pode ser muito alto pois cria problemas para a cidade atender e providenciar serviços para a população.
Desemprego: 10 pontos – Precisa explicar? rs
Habitação: 12 pontos – 6 ponto pelo preço médio das casas e 6 pontos pelo tempo que se leva para comprar uma casa.
Renda Média da Família: 5 pontos
Renda Discricionária: 5 pontos – É a renda da família ajustada a fatores como custo de vida e pagamento de impostos.
Carros Novos: 2 pontos – Quantos carros são modelos de 2010 a 2012 no total de veículos da cidade. (Isso indica vários fatores como o poder de compra, etc).
Imposto de Renda: 3 pontos – Quanto a pessoa paga de imposto de renda combinando o imposto de renda federal e provincial (ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.
Imposto sobre a venda: 1 ponto – Quanto a pessoa paga de imposto sobre a venda de algum produto ou serviço (imposto provincial ou territorial). Quanto menos pontos aqui é melhor.
Crime: 7 pontos – Taxa de Crimes Violentos dá 2 pontos, a taxa do total de crimes por cada 100.000 habitantes dá mais 2 pontos e o índice da taxa de crime severos dá mais 2 ponto. A nova categoria de taxa de criminalidade de 5 anos dá 1 ponto. Quanto menos pontos aqui é melhor.
Médicos: 5 pontos – Número de médicos e especialistas por comunidade junto com a taxa de médicos por cada 1.000 habitantes.
Profissionais de Saúde: 4 pontos – Porcentagem de pessoas em cada cidade que estão empregadas na área de saúde.
Trânsito: 5 pontos – Baseado na porcentagem de trabalhadores que utilizam transporte público.
Facilidades: 6 pontos – 2 pontos para hospital, 1 para universidade, outro ponto para college (cidades que ficam perto de grandes centros com faculdades e colleges também ganham os pontos) se houver, 0,5 pontos para cidades que tiverem um cinema, e um máximo de 1,5 pontos por estar até 50 km de um aeroporto, 1 ponto por estar a 100 km de um aeroporto e meio ponto (0,5) por estar a até 100 km de um aeroporto.
Cultura: até 5 pontos – Baseado na porcentagem de pessoas empregadas em artes, cultura, recreação e esportes.
As novas categorias já foram adicionadas as categorias-mães.
Novamente não irei falar de todas as cidades do ranking pois isso seria inviável. Irei só comentar para a curiosidade geral a posição das maiores cidades do Canada.
Calgary, Alberta – Surpreendente ela ficou em primeiro lugar desse ano. Ano passado ela ficou em 14º atrás até de Edmonton. Com as mudanças na metodologia e em alguns índices ela conseguiu pular para a ponta.
Ottawa, Ontário – A campeã de muitos anos caiu para 6º. Fico pensando se não mudaram um pouco da metodologia para acabar com o domínio de Ottawa, rs. Mas mesmo assim ainda continua uma ótima opção para quem pretende imigrar para o Canada.
Edmonton, Alberta – Ficou em 11º. Uma ótima posição e outra boa opção em Alberta.
Winnipeg, Manitoba – Essa importante cidade para muitos leitores do Site Imigrar (por ter um processo menos complicado de imigração) ficou com o 16º lugar. Muito bom.
Halifax, Nova Scotia – Ficou com o 20º lugar. Ano passado tinha sido 4º. Mesmo assim ainda continua linda e eu moraria lá fácil, rs.
Toronto, Ontário – Essa famosa e conhecida cidade ficou em 28º lugar. Lar de muitos imigrantes é sempre uma opção. Eu particularmente não gosto de cidades muito grande. Mas quem gosta pode optar por Toronto.
Quebec, Quebec – Ficou com o 51º. Ficou em 23º lugar ano passado. Fico pensando o que aconteceu para ter caído tanto?! Claro que isso se deu pelas mudanças nos critérios já que a cidade continua a mesma. Diga-se de passagem muito linda, tranquila e habitável, rs.
Vancouver, BC – Logo atrás de Quebec esta famosa cidade ficou em 52º lugar. Uma boa opção para quem quer escapar do frio já que lá faz menos frio do que em outras grandes e conhecidas cidades.
Montreal, Quebec – Para essa cidade houve uma melhora pois ela passou do 149º lugar para 134º. Creio que ainda tem muito para melhorar, principalmente levando em conta que será minha casa por pelo menos 2 anos e meio, rs. Depois resolverei se morarei lá para sempre ou me mudarei.
Ao acessar o ranking você pode ver a lista completa. Clicar em uma cidade específica e ver mais informações, etc. Vou colocar aqui a imagem das primeiras colocadas:

Uma observação: Alberta está com tudo, hein? Das 10 primeiras tem 5 na lista e a décima primeira também. Sem tirar que ficou com o primeiro e segundo lugar. E outro fato interessante: as duas maiores cidades de lá estão bem posicionadas: Calgary (a campeã) e Edmonton. Será o dinheiro do petróleo já fazendo efeito?
Recém Imigrantes
Um novo ranking alternativo foi criado esse ano e este sim nos interessa muito. Só pelo nome já dá para dizer o quão importante ele nos é. Trata-se das “Melhores Cidades para um recém imigrante”. Eles selecionaram os critérios e categorias mais importantes para um recém imigrante e listaram as melhores cidades para uma pessoa que acabou de imigrar. Você pode ver as primeiras aqui:

Informações retiradas do site: http://www.imigrar.com.br


A cidade de Laval, onde pretendo morar com minha família ficou em 104º, mesmo decaindo bruscamente de posição não fez com que eu mudasse de opinião! Mas já me serve como base para avaliar outras cidades para ter como plano B e C.

Laval, Que.

Classificação geral: 104º
Classificação: Cidade Grande
2012 classificação: 41º










Nenhum comentário:

Postar um comentário