quarta-feira, 20 de março de 2013

Como Aprender Francês pela Internet!

Hoje tenho algumas dicas para Aprender Francês pela Internet feitos por Rodrigo Siqueira (Original click aki!).

Hoje uso apenas o Rosetta, vou testar essas dicas também e depois faço um novo Post com meus desempenhos!

Aprendi francês pela Internet da seguinte forma: 

1) Olhei a lista das palavras mais comuns em francês, para ter idéia do conteúdo e o mínimo de vocabulário. Esta lista contém as palavras mais importantes e usadas em francês.

2) Baixei o curso de francês Pimsleur (Módulo básico/simples, Módulo intermediário e Módulo avançado, com 30 áudio-aulas cada).

3) Ouvi as 20 aulas de francês gratuitas criadas pela RFI (Radio France Internationale), Comment Vont Les Affairs (Como Vão Os Negócios): http://bit.do/comment-vont-les-affaires

4) Uso o Dialy French Pod (www.dailyfrenchpod.com) para ouvir treinar 10 minutos por dia. São milhares de aulas de 10 minutos, geralmente com notícias interessantes em francês lidas e explicadas de maneira simplificada.

5) Li e ouvi as aulas do Learn French By Podcast (www.learnfrenchbypodcast.com)

6) Mantenho um caderno onde sempre anoto as palavras e frases que encontro em francês e não sei o significado. Depois olho no Google Translator e anoto a tradução do termo para o português.


Para ouvir todas as aulas de francês do Pimsleur, demorei um pouco mais de 2 meses, pois ouvi mais de 1 aula por dia, todos os dias. Para conseguir entender "mais ou menos" textos em francês, demorei cerca de 3 meses. Para conseguir conversar "mais ou menos" e entender bastante de uma conversa em francês (quando falam devagar), demorei cerca de 6 meses, pois continuei estudando pelo Daily French Pode e Learn French by Podcast. Estudei 1 hora por dia na média.


O melhor áudio-curso para aprender francês é o Pimsleur.

No site www.pimsleur tem exemplos de aulas em diversos idiomas.

A metodologia é descrita aqui:



Alguns dos princípios didáticos usados por este Método Pimspleur de Aprender Idiomas são:

1) Antecipação: Ao contrário das aulas tradicionais onde o aluno repete a frase dita pelo professor (aprendizado passivo), no método Pimsleur o aluno sempre tenta ativamente pensar e falar primeiro como seria a frase traduzida para o idioma que está aprendendo e o professor confirma em seguida, usando um método de "challenge and response" e usando permutações das palavras já aprendidas.

2) Recordação por intervalos graduados (Graduated interval recall): O vocabulário aprendido é revisto e repetido em intervalos de tempo cada vez mais espaçados. O objetivo disso é a memorização permanente.

3) Vocabulário principal: As palavras ensinadas são as usadas com mais frequência no idioma. A gramática não é ensinada de maneira explícita. O aluno infere as regras gramaticais através das frases e conversas, assim como crianças quando aprendem o idioma nativo.


Enfim, foi assim que fiz para aprender francês pela net!

Post by Rodrigo Siqueira (2012-01-09 23:49)

2 comentários: