quarta-feira, 20 de março de 2013

Equivalência de Diploma!

Como vou entrar como requerente principal no Processo de Imigração, estive preocupada como a equivalência de diploma entre Brasil-Québec, desde quando assistir minha primeira palestra de informação, fiquei intrigada como será avaliado o meu diploma pela BIQ.

Todos nós participantes recebemos vários arquivos, alguns traduzidos (mas não são traduções oficiais, eles deixam isso bem claro!) Apenas arquivos em português para auxiliar no processo de elaboração do dossiê. Dentre os arquivos que recebi tem uma lista de formações em comparação com as do Québec e os pontos atribuídos a cada uma delas.

Download do arquivo completo!

PS: Os outros arquivos irei postar no Blog!


Bem, onde quero chegar com tudo isso?!

Minha profissão Tecnologie du génie civil está como DEC-3 ans, ou seja conclusão em 3 anos de curso Tecnologia da Construção Civil, porém aqui em Salvador não existe esse curso especificadamente (Só encontrei em São Paulo) e onde me formei (na melhor Instituição Tecnológica da Bahia - IFBA) foram 2 anos e 6 meses, e não 3 anos. Desde então estou com essa pulguinha atrás da orelha... Como será que serei avaliada???

Pensado nisto, comecei a minha saga em obter informações mais concretas e possíveis soluções para que tudo ocorra na mais perfeita ordem sem o "Pânico da Dúvida"...

1º - Comecei entrando em contato a Ordem dos Tecnólogos (Diferente do Brasil lá existe uma Ordem específica para esta categoria, não irei entrar junto com a Ordem dos Engenheiros, como é o caso daqui do Brasil, tenho o CREA-BA). Eles me enformaram que eu teria que fazer a equivalência do meu diploma com o serviço de Benchmarking no MICC ($ 112) depois dar entrada no OTPQ (Ordre Technologues Professionnels du Québec) pagando a taxa anual de ($ 511,99) Afz!

2º - Caso eu tenha que voltar a estudar para que meu diploma seja considerado equivalente ao do Québec (Acho que isso irá acontecer!): Entrei em contato com algumas Cégeps (Collège d'enseignement général et professionnel) - Cégep Limoilou e Cégep Beauce-Appalaches (Escolhi essas por terem o programa DEC-BAC em Engenharia Civil (DEC en technologie du génie civil + Baccalauréat en génie civil) entre a Cégep e a Universidade de Laval) trocando em miúdos, isso faz com que eu elimine 30 créditos (1 ano) na Universidade de Laval cursando Engenharia Civil tendo o diploma de Tecnologia em Engenharia Civil nessas Cégeps!

Perguntei como seria para eu eliminar as matérias que estudei no Brasil, e poder ter essa equivalência em um tempo menor.

Cégep Limoilou entrou em contato informando que primeiro eu teria que entrar em contato com o SRACQ (Service Régional d' Admission au Collégial de Québec) onde esse serviço irá analisar o meu registro acadêmico e determinar a equivalência dos meus estudos fora do Québec e me orientar como será minha admissão em uma Cégep. 

3º - A taxa de admissão da SRACQ é de ($ 80), já me adiantei e verifiquei no site. Entrei em contato por  e-mail e ainda estou no aguardo do retorno, espero que eles também não mandem eu procurar outra instituição responsável, etc. (Risos!)


 4º - Será em outro Post depois do retorno do SRACQ.


Agora, aqui entre nós, estou achando todo esse processo burocrático, principalmente quando estamos acostumados com o Sistema Brasileiro... Já tenho que começar a me adaptar...


2 comentários:

  1. Seu diploma de Tecnologo é um equivalente a undergraduate no Canada. É um curso superior. Se você quiser você pode prosseguir para um mestrado. A verdade é que você tem que tomar cuidado com os orgãos que avaliarão suas credencias (diplomas) Como muitos pensam errado, Tecnologo não é técnico, é curso de graduação da mesma forma que bacahrelado e licenciatura. Todos esses 3 cursos, Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura são cursos "undergraduate" que possibilitam você fazer mestrado e se quiser até doutorado. Não deixe ser enganado. Venha preparado com todos os documentos, inclusive uma declaração de sua faculdade onde menciona que o curso de Tecnologo é de curso superior reconhecido pelo MEC, e não técnico, como muitos pensam de forma erronea.

    ResponderExcluir
  2. Olá... Bom dia.
    tudo bem, mas como fica a questão da carga horária? pois aqui no brasil, em média o curso tecnólogo terá 2.400 horas e isso seria avaliado pelo ponto de vista de anos de estudo ou carga horaria para fazer a equivalência?

    ResponderExcluir