quinta-feira, 28 de março de 2013

Passaporte Brasileiro para Menores de 18 anos

Bem, como Lise Noah tem apenas 1 ano e 6 meses, tive que fazer a busca de como seria obter o Passaporte Brasileiro já que ela é menor de 18 anos.

A documentação para menores de 18 anos, bem como a autorização que ambos os pais deverão assinar, necessária neste caso, encontram-se (Aqui!).


DICAS IMPORTANTES

O menor deve estar presente no momento do requerimento;

Estando um dos pais ausente, deve-se apresentar a autorização com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório;

Se nem pai nem mãe puderem acompanhar o menor, outro responsável deverá acompanhar mediante procuração pública específica.

Para crianças menores de 3 anos, a PF (Polícia Federal) recomenda levar a fotografia no tamanho 5×7, recente, com fundo branco e sem data (para maiores de 3 anos, a foto é tirada na hora).


CURIOSIDADES

O passaporte do bebê, que obviamente não é alfabetizado, não tem assinatura de nenhum responsável, muito menos digital; vem mencionando com um carimbo que ele é um menor não alfabetizado.

Passaporte de bebês tem a validade mais curta por um simples e muito importante motivo: a fisionomia deles muda muito rápido e por isso, até 4 anos, cada faixa etária recebe passaporte com uma validade diferente. Idade de 0 a 1 ano = 1 ano de validade; Idade de 1 a 2 anos = 2 anos de validade; Idade de 2 a 3 anos = 3 anos de validade; Idade de 3 a 4 anos de idade = 4 anos de validade;

Se seu bebê tem até 1 ano, deixe para pedir o passaporte próximo à viagem e com isso ganhar alguns meses. Mas não exagere e deixe tudo para a última hora a ponto de arriscar não dar tempo de tirar o visto. Nós vamos viajar em setembro, mas foi em abril que fizemos o requerimento do passaporte. Acredito que 5 meses seja um bom tempo para resolver a papelada tranquilamente, e menos que isso seria muito arriscado devido à demora em se conseguir uma data disponível para comparecer ao posto da PF.


Com esta etapa finalizada, agora é entrar com o pedido de visto!

Um comentário:

  1. Muito bom, adorei. Tinha muitas dúvidas mais o seu blog está me ajudando e muito, espero que você náo deixe de nos ajudar. Obrigado

    ResponderExcluir