quinta-feira, 28 de março de 2013

Como tirar o Passaporte Brasileiro


O Passaporte Brasileiro é um documento obrigatório para quem quer viajar para o exterior, com exceção para países do Mercosul onde a identidade brasileira também é válida. Ele é emitido através da Polícia Federal mediante agendamento em um de seus postos de atendimento. No geral, o procedimento em si é simples e rápido, sendo o agendamento a única parte que pode levar algumas semanas dependendo do posto desejado.


Confira abaixo um passo-a-passo para tirar seu passaporte sem nenhum transtorno.

1- Reúna toda a documentação exigida pela Polícia Federal para a emissão do passaporte:

  • Um documento de identidade (são aceitos cédula de identidade, carteira funcional, carteira militar, passaporte anterior, carteira de habilitação OU carteira de trabalho)
  • Título de eleitor e comprovante que votou na última eleição (nos dois turnos, se houver). Em caso de falta dos comprovantes, é aceita uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais ou uma justificativa eleitoral;
  • Documento de quitação militar, para homens acima de 18 anos;
  • Certificado de Naturalização, para cidadãos naturalizados brasileiros;
  • Comprovante de pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), que é gerado após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte na Internet;
  • Passaporte anterior, quando houver. Se não for apresentado o anterior, a taxa deverá ser paga em dobro;
  • CPF.

2-  De posse de todos esses documentos (exceto a taxa paga, cujo boleto será pago depois), acesse o site da Polícia Federal em: http://www.dpf.gov.br

3- Clique no link “Requerer Passaporte” e na página que abrir clique no link “emissão do passaporte”, localizada no tópico 2.

4- Preencha todos os campos do formulário e clique em próximo.



5- Forneça todos os seus documentos na tela seguinte e depois os dados complementares.

6- Por fim, escolha o local de atendimento onde deseja agendar a entrega da documentação e clique em enviar.



7- Uma vez enviado o formulário com sucesso, você poderá agendar um horário para a entrega da documentação conforme a data disponível no momento.

8- Na data agendada, compareça com pelo menos meia hora de antecedência ao posto da Polícia Federal portando todos os documentos mencionados na etapa 1. O procedimento é bastante simples e normalmente muitos funcionários trabalham ao mesmo tempo, por isso várias pessoas são agendadas para as mesmas horas.

9- Em até 6 dias úteis seu passaporte estará disponível para entrega. Mais uma vez você deverá ir pessoalmente retirá-lo.


Retirado do site: http://www.comocriar.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário