quinta-feira, 25 de abril de 2013

Educação

A educação é uma prioridade para Québec. O ensino quebequense, que é de elevadíssima qualidade, está estruturado em quatro níveis, a saber:
  • o "primaire" (cujos alunos têm em média de 6 a 11 anos de idade),
  • o "secondaire" (de 12 a 14 anos),
  • o "collégial" (de 17 a 18 anos)
  • e o "universitaire" (a partir dos 18 anos).
O ensino público no Québec é gratuito a partir do "primaire" até a conclusão do o "collégial".

Sistema de Ensino

Québec oferece um notório sistema de ensino e diplomas reconhecidos internacionalmente, conforme comprovado pela sua liderança na classificação mundial da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos (OCDE).
O sistema de ensino público está estabelecido em uma base linguística, francófona e anglófona, conforme a língua de ensino utilizada nas escolas. Como o francês é a língua oficial do Québec, os filhos de imigrantes, independente de sua língua materna, devem normalmente frequentar uma instituição da Secretaria de Ensino Francófona de seu local de residência até a conclusão do ensino “secondaire”. Para esses estudantes, a escola representa um local de integração tanto através da aprendizagem do francês como pela descoberta da cultura quebequense.

Público X Particular

No Québec, a classe estudantil pode frequentar o ensino público ou o particular.
O ensino público é gratuito e sem despesas adicionais. Fica fácil para você, então, calcular a parcela do orçamento da sua família que deve ser atribuída à educação de seus filhos.
A rede de instituições de ensino particular é reconhecida pelo Ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport (Ministério da Educação, do Lazer e do Esporte). Essas instituições também oferecem programas de estudos oficiais do governo. No entanto, para frequentá-las é preciso pagar taxas de inscrição, admissão ou matrículas e mensalidades, além de respeitar condições de admissão peculiares a cada instituição.
A melhor maneira de optar pelo que existe de mais apropriado é visitar várias escolas e escolher aquela que oferece, baseado em seus próprios critérios, o melhor ensino para seu filho.

Primaire e Secondaire

Educação infantil

A educação infantil (“maternelle”) prepara o aluno para os primeiros anos do “primaire”, proporcionando-lhe oportunidades de beneficiar de um enquadramento que favoreça seu desenvolvimento, de familiarizar-se progressivamente com um ambiente de aprendizagem motivante e de adquirir habilidades que facilitem seu aproveitamento acadêmico. Embora a educação infantil não seja obrigatória, a grande maioria das crianças dentro da faixa etária de admissibilidade encontra-se nela matriculada.

Ensino “primaire” (alunos de 6 a 11 anos de idade)

Que a criança tenha ou não frequentado a educação infantil, todas elas ao completarem 6 anos de idade são obrigadas a se matricular no “primaire”. O ensino “primaire” tem uma duração de 6 anos. O programa de formação “primaire” está dividido em 3 ciclos de 2 anos cada e são oferecidos serviços para alunos com dificuldades de aprendizagem.

Ensino “secondaire” (alunos de 12 a 14 anos de idade): formação geral

O aproveitamento acadêmico no ensino “secondaire” tem uma duração de cinco anos e leva o aluno à obtenção de um Diplôme d’études secondaires - DES (Diploma de Estudos “Secondaires”), dando-lhe acesso ao nível de ensino subsequente. O primeiro ciclo do ensino “secondaire”, que corresponde aos três primeiros anos desse nível, concentra-se em um programa básico de formação geral. O segundo ciclo permite que o aluno conclua em dois anos sua formação geral e, concomitantemente, explore, graças a um sistema de disciplinas opcionais, diversas vias, antes de ingressar no ensino “collégial” ou então que o aluno adquira uma formação profissional que o leve ao exercício de um ofício.

Ensino “secondaire” (alunos de 15 a 16 anos de idade): formação profissional

Os programas de formação profissional conduzem ao exercício de ofícios especializados e semi-especializados. Esses programas possibilitam a obtenção ou de Diplôme d’études professionnelles – DEP (Diploma de Estudos Profissionais), ou de Attestation de spécialisation professionnelle – ASP(Certificado de Especialização Profissional), ou de Attestation de formation professionnelle – AFP(Certificado de Formação Profissional). Os pré-requisitos de admissão para cada programa de estudos profisssionais são distintos. Conforme o programa escolhido, a duração do programa é de 1 a 2 anos.

CEGEP e Université

No sistema de ensino quebequense, o “collégial” é o degrau dos estudos superiores. Para nele ser admitido, é preciso ser titular de um Diplôme d’études secondaires – DES (Diploma de Estudos Fundamentais) ou de um Diplôme d’études professionnelles – DEP (Diploma de Estudos Profissionais). As instituições de ensino denominadas Collège d'enseignement général et professionnel – CEGEP (Colégio de Nível Técnico e Pré-Universitário) e alguns colégios privados oferecem aos estudantes as seguintes opções:
  • Programas de estudos pré-universitários com duração de dois anos preparatórios ao ensino superior;
  • Programas de estudos técnicos com duração de três anos que habilitam o titular do diploma a empregos de técnicos ou tecnólogos. A formação técnica pode também, mediante certas condições, dar acesso ao ensino superior.
Alguns CEGEPs oferecem também um programa de bacharelado internacional. Existe uma grande variedade de programas de estudos técnicos e tais programas estão distribuídos em cinco áreas:
  • Técnicas biológicas,
  • Técnicas físicas,
  • Técnicas humanas,
  • Técnicas administrativas e artes.
Ensino superior
Os cursos de graduação são o segundo degrau dos estudos superiores. A duração dos cursos de graduação varia conforme a disciplina e da modalidade cursada.
Québec tem muitas univesidades, escolas superiores e institutos de pesquisa localizados principalmente nas cidades de Montreal, Québec e Sherbrooke. O acesso ao ensino superior também é possível na maioria das regiões graças à rede universitária composta da Université du Québec, localizada em Rouyn-Noranda, Saguenay, Gatineau, Rimouski e Trois-Rivières, e também graças à Télé-université.

 Idade e Equivalências

Para saber quais são as equivalências de seus diplomas, o governo criou a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec (Avaliação Comparativa de Estudos Efetuados no Exterior do Québec), um documento que indica a correspondência existente entre seus estudos concluídos no exterior do Québec e o sistema de ensino quebequense com seus principais diplomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário