quinta-feira, 25 de abril de 2013

Programas Sociais


Vários programas sociais foram implantados para auxíliar famílias, estudantes, trabalhadores e pessoas com problemas de saúde ou sociais. Os e as quebequenses beneficiam de bons serviços de saúde, educação e previdência social. O governo oferece, entre outros benefícios, regimes de seguro público em caso de doença, perda de emprego, acidente de trânsito ou trabalho, além de seguro medicamentos e auxílio financeiro às famílias.

Educação infantil a CAN$7,00/dia

O governo do Québec criou uma rede de serviços de educação infantil bastante acessível e adaptada às diversas necessidades das famílias dos dias de hoje.
A maioria desses serviços oferece vagas na pré-escola com tarifas reduzidas, ou seja, a CAN$7,00 por dia.

Licenças e Afastamentos

A lei de normas do trabalho concede ao assalariado um determinado número de dias de licença, com ou sem remuneração, por motivos de família.

Licença-maternidade

Uma gestante que está empregada pode beneficiar-se de licença-maternidade por um ano com a garantia de reassumir seu trabalho sem perda alguma de quaisquer benefícios. A Commission des normes du travail du Québec (Comissão de Normas do Trabalho do Québec) disponibiliza informações sobre as condições mínimas estabelecidas pela lei referente ao direito à licença-maternidade. Durante esse período, você pode receber, mediante certas condições, prestações e auxílios-maternidade.

Licenças de maternidade e paternidade 

Dias de licença são concedidos à pessoa que está empregada, na época do nascimento de seu filho ou da adoção de um filho ou ainda para exercer as obrigações vinculadas à guarda, à saúde ou à educação de seu filho. Também podem ser concedidas no máximo 52 semanas consecutivas de licença aos pais de um recém-nascido ou à pessoa que adota um menor de idade.

Afastamento por motivos de família 

A lei estabelece a possibilidade de um assalariado ausentar-se de seu trabalho por ocasião de seu casamento ou casamento de membros de sua família, falecimento de um membro da família e quando a presença do mesmo é necessária junto aos membros de sua família por motivos de acidente ou doença grave.

Assistência médica

Os serviços e a assistência médica são acessíveis e disponíveis em todo território quebequense. O seguro saúde do Québec dá acesso gratuito à assistência médica e hospitalizações essenciais.

Desemprego

Foram criados distintos programas sociais para auxiliar trabalhadores que perderam seus empregos e pessoas que não conseguem encontrar emprego.

Seguro desemprego

Quando uma pessoa perde seu emprego, ela pode, mediante certas condições, ser admissível ao Regime de Seguro Emprego e ter direito a prestações. Todos os empregadores e empregados são obrigados a pagar o Regime de Seguro Público.

Seguro de renda

Caso você não consiga emprego, apesar de suas buscas, e caso fique sem fonte de renda, você pode recorrer ao seguro de renda vitalícia (assistência social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário