sábado, 9 de março de 2013

Transporte em Québec


Transporte coletivo




Ônibus

O transporte de ônibus pode ser feito entre a maioria das cidades e vilarejos do Québec. A linha direta Québec-Montréal é feita pela empresa de ônibus Orléans Express, ao passo que outras empresas como Intercar e Limocar cobrem outras regiões, como Mauricie, Bas-Saint-Laurent, Gaspésie e a cidade de Québec, além de outras cidades da província. O valor das passagens de ônibus variam conforme a distância percorrida, a cidade e a frequência das viagens.

Transporte urbano

De modo geral, as grandes cidades do Québec têm um sistema de transporte coletivo. São elas:
O preço médio da passagem de ônibus urbano para um trajeto de ida apenas é Can$ 2,75 e o passe mensal custa Can$ 70,00.

Metrô e trens urbanos

Montréal é a única cidade que tem metrô no Québec. O metrô de Montréal tem 4 linhas e 68 estações e suas linhas cobrem  as margens Sul (Longueuil) e Norte (Laval) do rio São Lourenço até o centro da cidade. Uma passagem de metrô custa Can$ 2,75 e o passe mensal de metrô Can$ 70,00. Com o passe mensal o usuário tem acesso às linhas de metrô e às linhas de ônibus urbano da Société de transport de Montréal.
Além do mais, existem 5 linhas de trens urbanos que permitem a locomoção de passageiros da zona urbana de Montréal até os bairros mais afastados circunvizinhos. Os passes mensais dos trens urbanos custam de Can$ 81,00 a Can$140,00, conforme a distância a ser percorrida pelo usuário.


*Na maioria das vezes, crianças, estudantes e idosos têm direito a tarifas preferenciais.

Transporte escolar

Sob a responsabilidade das instituições de ensino ou das secretarias de ensino, o transporte escolar em ônibus é, geralmente, garantido pelas empresas privadas.

Transporte adaptado

Algumas empresas de transporte coletivo e municipalidades dispõem de um serviço de transporte adaptado, a fim de favorecer a integração social, profissional e econômica dos portadores de deficiências.



Dados retirados do site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário